Acordes, Maiores e Menores

Olá, estive ausente durante o período de carnaval por isso não houve nenhum post. Falaremos hoje sobre acordes maiores e menores, o que são e como são formados.

Acordes, Maiores e Menores

Os acordes são um conjunto de notas que formam certo resumo de um campo harmônico. Vários acordes combinados formam a base da harmonia da música, para depois executa-las na melodia só que nem todos acordes poder ser combinados é o que vamos ver agora. Existem acordes com três notas (Tríades) que são os mais comuns, também tem o de duas notas apenas chamado de (Bicorde). Não existe um número máximo de notas para formar o acorde, mais se possuir muitas notas, pode não ficar agradável aos ouvidos. Assim como poucas notas nos acordes não ficaria cheio.

A Tríade é formada por Tônica, Terça, e Quinta, e o Bicorde é formado por Tônica e Terça. A terça dos acordes tem como objetivo de dar a intenção do acorde e as quintas para preencher melhor o acorde, para encorpa o acorde. Os acordes Bicorde só dão a intenção e não o preenchimento.

Para se ter uma ideia legal de quais acordes serão usados, deve-se ter em mente quais notas se quer que fiquem como base da harmonia. Se não tiver nenhum acordes sendo executado, a melodia não terá dissonância. Se usar um acorde, quanto mais notas forem usadas maiores as possibilidades de surgirem dissonância.

Principais acordes :

Acordes Maiores

Os acordes maiores possuem uma sonoridade alegre/feliz que se acontece por causa da terça maior, que no caso, são contados quatro semitons a partir da Tônica. A outra nota que se usa para completar a tríade é a Quinta Justa, que é 3,5 tons após a tônica usada para preenchimento. Exemplo:

______________________________________________

Acordes Menores

Os acordes menores possuem uma sonoridade triste gerado pelo uso da Terça menor, ou seja, são contados três semitons a partir da tônica. E a ultima nota também é uma quinta justa, preenchendo o acorde. Exemplo:

Bom é isso galera, espero estar ajudando sugestões e comentários é só postarem aqui embaixo. Obrigado pela visita!

Sobre consultamusical

meu nome é Ciel Santos, tenhu 20 anos e sou músico tecladista e violinista.

Publicado em fevereiro 28, 2012, em Acordes Maiores e Menores. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: