Composiçao Musical em 5 Passos

Olá, como prometido hoje estou postando esse artigo sobre composição musical.

Composição Musical

Para se criar uma música precisamos primeiro ter pelo menos alguma noção de música, nesse artigo irei lhe mostrar 5 passos eficientes para  se criar uma música boa.

1º Passo: Estilo

Toda música tem um Estilo musical, rock, samba, axé entre outros. Tenha em mente o ritmo para sua musica. O que será cantado e a sua personalidade contam muito nessa área. De nada adiantaria você ter um personalidade sambista e fazer uma música erudita ou um Heavy Metal.  Se você é bem eclético e gosta de ouvir tudo então escolha um estilo que agrade seus ouvidos e o público que deseja alcançar.

2ºPasso: Letra

Esse tópico é muito importante, procure criar letras com inicio, meio e fim. Letras simples e de fácil entendimento, ajudam a música ficar conhecida e alcançar um público bom. Ponha frases marcantes em sua letra, fazendo com que as pessoas se identifiquem. ATENÇÃO: Cuidado para que por acidente acabe colocando frases de outras músicas, isso seria plágio e não seria bom para você. Veja o que é plágio nesse link do Wikipédia.

Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pl%C3%A1gio

Escolha um tema para sua música, detalhe, temas clichês geram mais público.
Aqui têm alguns temas bem clichês:
Amor, felicidade, decepção amorosa etc…

3ºPasso: Refrão

Já se pegou cantando um refrão de uma música que você nem tem costume de ouvir e muito menos lembra o resto da música?
Pois então. De nada adiantaria uma letra linda comovente, se não tiver um refrão de impacto e marcante. Um refrão de poucas palavras ajuda na absorção do ouvinte, fazendo com que ele queira ouvir a sua música mais de uma vez. Dedique-se ao Refrão por que é ele que vai definir se sua música marcará ou não. Um exemplo nos dias de hoje é a música “Ai se eu te pego de Michel Teló”, você pode até não saber a letra, mais o refrão você sabe com certeza. Rs

4ºPasso: Melodia

Defina a melodia de sua música de acordo com o que escolheu no primeiro passo.
Lembrando que você só precisa conhecer o mínimo de música para poder criar uma melodia legal e de fácil entendimento. Se você não é um expert na música procure usar notas simples, de acordo com o que for aprendendo no ramo musical, vá acrescentando em suas músicas. Melodias simples também ajudam a marcar a música. ATENÇÃO: Procure fazer melodias simples mais inovadoras para que não fique igual a músicas que já existem. Cada estilo musical usa a melodia de sua própria maneira. Escute músicas do estilo musical escolhido para ter uma noção na hora de criar sua melodia. Na página de downloads desse blog você encontra o programa audacity para gravações e edição de músicas, podendo gravar vários instrumentos.

Link: https://consultamusical.wordpress.com/download/
 

5º Passo: Registro/ Divulgação

Antes de qualquer coisa um passo muito importante. Para que outras pessoas não peguem suas músicas e saia por aí dizendo que é delas, registre sua música.

Aqui esta um link de um site de registro pago: https://www.registrarmusica.com.br/

Não deixe de registrar para você poder ter o direito total sobre sua música.
Agora que você já tem a letra, estilo e melodia, já registrou e provavelmente já está ate cantando e tocando sua música, rs tá na hora de divulgar. Onde?
Hoje em dia existem lugares de fácil acesso para divulgar o seu trabalho musical:

Redes Sociais;  Twitter, Orkut, Facebook
Blogs que tenha relação à música
Seu Site
Fóruns musicais
E onde mais quiser.

Bom é isso espero ter ajudado em caso de dúvidas e perguntas, deixem seu comentário que estarei a disposição para respondê-lo. Obrigado pela Visita e Volte Sempre. 

Sobre consultamusical

meu nome é Ciel Santos, tenhu 20 anos e sou músico tecladista e violinista.

Publicado em fevereiro 8, 2012, em Composição Musical em 5 Passos, Informações. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. muito booom irmao,bom trabalho! parabens

  2. Obrigado a todos que estão participando do consulta musical🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: